GT

Os Grupos de Trabalho (GTs) se relacionam aos eixos temáticos do Colóquio de Moda, porém com enfoque específico explicitado no título e na ementa e proposta do GT. Os resumos dos artigos encaminhados aos GTs devem ser resultantes de pesquisa concluída ou em andamento desenvolvida por mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores.

As propostas deverão ser apresentadas seguindo as diretrizes de submissão. Para artigos deverão ser observadas as diretrizes que constam no template disponível no site do evento www.coloquiomoda.com.br. O resumo a ser submetido aos GTs deve ter de 15 a 20 linhas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaçamento de 1,5 cm. Para submissão de propostas de Mesas Coordenadas deverão ser observados os itens exigidos.

A submissão para os GTs deverá feita, inicialmente, na versão RESUMO e, após a aprovação, o autor poderá em caráter opcional enviar o seu artigo completo, via sistema, conforme o modelo das diretrizes e o calendário deste edital, desde que os seus autores desejem que o mesmo seja publicado nos anais do evento. O não envio dentro do prazo estabelecido implica no entendimento de que o autor não gostaria de publicá-lo e, consequentemente, o mesmo não o será.

Modelo de resumo para o GT

Modelo de artigo para o GT

GT’s Aprovados para o Colóquio de Moda 2018

GT 1: Educação: Teoria e prática em moda

Ementa:

Este GT discute o ensino de Moda no Brasil, por meio do estudo, da reflexão e da discussão de teorias que o embase; modelos pedagógicos; processos de sala de aula; novas tecnologias no ensino; a visão do aluno e a postura do profissional (continuidade/ruptura), através da educação formal. Pretende, ainda, ampliar a reflexão sobre as questões pedagógicas e os processos de formação no âmbito da Moda, e do Design de Moda que dialoguem em campos conexos e lugares distintos. Os espaços de formação profissional, os lugares, a memória e os saberes na constituição do profissional de Moda.

Coordenadores:

Profª. Drª. Maria de Fátima Mattos (Centro Universitário Moura Lacerda)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Mara Rúbia Sant’anna (UDESC)
Currículo Lattes

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GT 2: Consumo de Moda

Ementa:

Este GT propõe a discussão de estudos que reflitam a pesquisa sobre consumo de moda. O objetivo é analisar as relações de consumo de moda quer sejam estas entre pessoas ou entre pessoas e objetos, com ênfase na compreensão das comunidades de consumo, e o estudo de estratégias, sobretudo de marcas, como recursos de construção de significados entre empresas e sociedade e entre indivíduos. Incluem-se aqui estudos que utilizem metodologias qualitativas e/ou quantitativas com foco tanto no consumidor final (processos intraindividuais, interpessoais e sociais do consumo) bem como, o comportamento do comprador organizacional.

Coordenadores:

Profª. Drª. Ana Paula Celso de Miranda (CAA-UFPE/COPPEAD-UFRJ)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Olga Maria Coutinho Pépece (UEM)
Currículo Lattes

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GT 3: Corpo, Moda e Comunicação

Ementa:

O corpo vestido é o princípio e o fim dos processos de significação do sujeito, e cada cultura serve-se dos corpos e das vestimentas que adota para a construção de si mesma, o que é decisivo para os processos de construção identitária em relação às demais culturas. Manutenção e mudança de valores orientam as atuações dos corpos vestidos para produzirem os regimes de presença do sujeito e da coletividade no social. Esses regimes de presença definem os regimes de visibilidade, de sociabilidade, a partir do “parecer”, isto é, a condição do sujeito se fazer ser. A roupa e a moda em suas articulações com o corpo processam a produção semiótica do sentido que é posta em circulação. Nas operações discursivas da enunciação, nos enunciados produzidos, o sujeito enuncia a sua aparência com os seus modos de presença no mundo, construindo as marcas de sua identidade e as comunicando. Como presença, o corpo e a moda, numa linguagem imbricada, produzem sentidos aos sujeitos, significando-os e dotando-os de competência para realizar performances diversas, dentre as quais a própria comunicação. Tais premissas norteiam os trabalhos deste atelier, que trata das manifestações do corpo e da moda como processos de comunicação em objetos e práticas semióticas, nos quais entram na manifestação linguagens diversas em sincretismo.

Coordenadores:

Profª. Drª. Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (PUC-SP)
Currículo Lattes

Profº. Drº. Marcelo Machado Martins (UFRPE)
Currículo Lattes

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GT 4: Moda, Cultura e Historicidade

Ementa:

Neste Grupo de Trabalho discutimos questões relativas à história da moda e da indumentária, com ênfase nos temas relacionados ao Brasil. Interessa-nos diferentes perspectivas de investigação, das quais destacamos: a cultura material e a cultura visual; o modo como os documentos (imagens, artefatos, textos, filmes, entre outros) informam sobre moda, indumentária e aparência; a produção historiográfica da área; as transformações sociais e os impactos sobre produção, consumo e circulação da moda.

Coordenadores:

Profª. Drª. Maria Claudia Bonadio (UFJF)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Maria Cristina Volpi Nacif (UFRJ)
Currículo Lattes

Debatedor:

Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa (UFPR)
Currículo Lattes

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GT 5: Moda e Mídia

Ementa:

O GT tem como objetivo discutir a relação da moda com a mídia a partir das maneiras pelas quais os veículos de comunicação (revista, televisão, cinema e internet entre outros) captam, elaboram, criam e propagam objetos do design e do vestuário na vida social. Por outro lado, investigações sobre o consumo dessa produção também entram em pauta. Assim, são bem vindas inquietações teóricas relativas a estas temáticas, desde que a interface moda e mídia ou os processos de midiatização da moda estejam contemplados.

Coordenadores:

Profª. Drª. Solange Wajnman (UNIP)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Daniela Schmitz (UFRGS)
Currículo Lattes

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GT 6: Design e Processos Produtivos

Ementa:

Este grupo de trabalho analisa, debate e reflete questões relacionadas ao design têxtil e do vestuário, da concepção à produção de artefatos e serviços com valor de moda, apreciando, em especial, os processos criativos éticos. Dentre os tópicos que alimentam e estimulam as discussões, destaca-se a gestão do design, incluindo pré-design, co-design, pós-design e os mais variados métodos de desenvolvimento de novos produtos e serviços; o processo de tomada de decisão considerando as tendências contemporâneas da relação produção-consumo, reflexões sobre o ciclo de vida dos produtos e as dinâmicas relacionadas a arranjos produtivos e de mercado; a transposição das necessidades humanas em parâmetros projetuais tangíveis e não tangíveis (técnicos, funcionais e simbólicos); a interpretação e a decodificação dos fatores e variáveis ambientais, sociais, culturais e mercadológicos que influenciam a mentalidade e o comportamento do consumidor e suas reverberações na atividade projetual; tecnologias sociais e industriais de produção de tecidos, roupas e acessórios; estudos antropométricos e ergonômicos aplicados a produtos vestimentares. Vale lembrar que outras temáticas não citadas, mas que tangenciem o escopo descrito são bem-vindas.

Coordenadores:

Profª. Drª. Sandra Regina Rech (UDESC)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Maria Alice Rocha (UFRPE)
Currículo Lattes

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GT 7: Estética e Ética

Ementa:

Levando em conta as novas dinâmicas que se estabelecem no cenário atual, em especial percebidas pelas redes sociais, vê-se no universo da moda, várias possibilidades relevantes de diálogos para a sociedade. Tal cenário pós-moderno, marcado por comportamentos e identidades fluídas, apontam para a necessidade de uma criticidade, sem juízo de valores nas interpretações dos fatos contemporâneos. Assim, tem-se como exemplos, os estudos de gênero e sexualidade como foco de mercado; o trabalho análogo a escravidão gerada pela indústria têxtil; os plágios identificados em lançamento de produtos e que apontam para certas fragilidades no campo da ética; a apropriação cultural como forma de reivindicação no vestir e no criar; a concepção da esfera da cultura material como referenciais identitários; as campanhas publicitárias denunciadas pelo CONAR; as formas de compulsões de consumo; as relações de poder convencionalmente estabelecidas em empresas, além de uma série de vertentes que também entendem a apropriação do corpo como uma ferramenta sociopolítica, e discursos atravessados pela esfera dos direitos humanos.

Coordenadores:

Profª. Drª. Gisele Becker (UNISINOS)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Marina Seibert Cezar (FEEVALE)
Currículo Lattes

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GT 8: Moda e Estilos de Vida

Ementa:

A proposta deste GT é abordar a moda a partir de sua expressão por meio dos estilos de vida, com ênfase nos referenciais teóricos e metodológicos da antropologia e da sociologia urbana, destacando as abordagens da cultura do consumo, do debate acerca dos novos aspectos demográficos, especialmente os que dizem respeito aos jovens e idosos, e das questões de gênero e não gênero que se articulam no campo da moda e da pesquisa antropológica. O espaço urbano e suas identidades plurais, bem como a ampliação da discussão da cultura de moda, com a incorporação das novas práticas que a cultura digital traz para esse debate, estão presentes na discussão do grupo. A moda aparece nesse contexto como uma das formas mais visíveis dos fenômenos da cultura urbana e como uma narrativa privilegiada para a compreensão do contemporâneo.

Coordenadores:

Profª. Drª. Elisabeth Murilho da Silva (UFJF)
Currículo Lattes


Profª. Drª. Maria Eduarda Araújo Guimarães (SENAC-SP)
Currículo Lattes

Debatedor:

Profª. Drª. Maíra Zimmermann de Andrade (FAAP)
Currículo Lattes

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GT 9: Moda e Tecnologia

Ementa:

O objeto de estudo do GT Moda e Tecnologia são as relações entre moda, tecnologias emergentes e design essencial, abordando as novas configurações da moda na cultura da convergência. Trafegando em redes sociais, a moda flui entre distintos espaços – o corpo, a casa, o mercado, a aldeia, a metrópole – gerando uma perpétua mobilidade e intercâmbio entre imagens e modos de vida (TOWSEND, 2014; DE WAAL, 2014; OFFENHUBER e RATTI, 2014). As mídias sociais digitais fortalecem esse contexto, uma vez que são meios pelo quais as redes sociais são construídas e o conteúdo online é compartilhado e propagado (RECUERO, 2009). São de interesse do GT o design de moda em 3DPrinting, a criação de wearables, as relações entre moda e Internet das Coisas, as relações entre moda e smart cities, a produção e gestão de aplicativos para negócios de moda, e-commerce e m-commerce, digital styling, digital merchandising, Big Data e métricas para mídias sociais digitais em moda, publicidade de moda para multiplataformas, produção e gestão de conteúdo de moda online, fashion blogging, fashion films em 360, narrativas imersivas para moda, EaD para negócios de moda e empreendedorismo de moda no universo online.

Coordenadores:

Profª. Drª. Marcia Siqueira Costa Marques (Belas Artes São Paulo)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Cristiane de Rossi Zovin (UNINOVE)
Currículo Lattes

Debatedores:

Profª. Drª. Carolina Garcia (Belas Artes São Paulo)
Currículo Lattes

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GT 10: Moda e Sustentabilidade

Ementa:

Sustentabilidade no campo da moda e nas dimensões econômica, ambiental, social e cultural é o tema central deste Grupo de Trabalho. A importância dada a sustentabilidade na moda é crescente nos cursos universitários, nos últimos 10 anos. Esse fato pode ser constatado nos projetos de pesquisa, nas publicações, nos conteúdos transversais que irrigam as disciplinas na graduação, nos programas de extensão e também nas ações patrocinadas por grandes empresas da moda. O espaço está aberto neste GT para as investigações que buscam soluções de baixo impacto ambiental para as etapas de pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte dos produtos gerados pela indústria da moda. Pensar sustentabilidade como um sistema integrado que envolva todas as etapas e ainda invista na mudança cultural que propõe não a propriedade de determinados produtos, mas o uso compartilhado. Outros grandes questionamentos das pesquisas são: Como a concepção do produto, a partir da análise do ciclo de vida, pode contribuir para diminuir e até evitar o resíduo têxtil? Como reciclar, reutilizar e/ou eliminar este resíduo em escala compatível com a produção? Como ensinar o consumidor a evitar desperdícios de recursos na manutenção dos produtos de moda? Além da pesquisa o ensino e a prática da sustentabilidade nos currículos acadêmicos são temáticas de discussão no GT. E, os projetos de extensão que focam a sustentabilidade social promovendo a capacitação e renda para comunidades de risco ou para comunidades criativas são bem vindos ao debate deste grupo.

Coordenadores:

Profª. Drª. Ana Mery Sehbe De Carli (UCS)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Suzana Barreto Martins (UEL)
Currículo Lattes

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GT 11: Traje de Cena: Ontem, hoje e sempre

Ementa:

A proposta do Grupo de Trabalho Traje de Cena é reunir pesquisadores interessados na investigação da produção de trajes no âmbito das artes cênicas em geral, o que envolve teatro, cinema, televisão, circo, dança, ópera e os diversos tipos de performance. Este ano, desejamos também receber pesquisadores da área de traje de folguedos, tão próximos muitas vezes dos trajes de cena. Serão aceitos trabalhos de pesquisa experimental e/ou estudos analítico-críticos, empregando referenciais teóricos oriundos de diferentes áreas do conhecimento.

Coordenadores:

Profº. Drº. Fausto Viana (EACH/USP)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Carolina Bassi De Moura (USP)
Currículo Lattes

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GT 12: Práxis de Moda - Análise Crítica das Práticas do Design de Moda

Ementa:

Este GT se propõe a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas do design de moda, a partir do estudo, análise e aplicação, principalmente, de fundamentações teóricas do campo da sociologia e da filosofia, e do campo do design e da moda. Mais do que uma análise instrumental dos processos de criação e produção do objeto do vestuário vinculado à noção de moda, este GT se propõe a refletir e analisar criticamente noções e valores que influenciam e interferem na constituição das práticas, analisando desde a maneira como estas práticas são constituídas, ensinadas e reproduzidas até a interferência delas na relação concreta com o mercado. Assim, entendemos a Práxis como uma relação dinâmica entre teoria e prática, que interfere e transforma ambos estes elementos dentro de um campo específico, ou seja, de um espaço social definido. Cabem dentro do escopo deste GT, por exemplo, os estudos sobre os valores e noções que envolvem tanto o processo criativo do designer de moda, quanto o processo produtivo do objeto do vestuário; sobre a dicotomia entre a produção autoral e a produção coletiva do objeto de moda; sobre a dicotomia entre a noção de objeto de moda e objeto vinculado ao mercado; sobre a delimitação entre o objeto novo, a cópia e o objeto baseado em referências; sobre a questão do uso literal de tendências de moda, ou da pesquisa sobre os movimentos sociais como ferramenta de trabalho para o designer; sobre a relação da estrutura e funcionamento do campo na legitimação da atividade do designer de moda e da sua produção; sobre a influência do processo de formação do designer de moda nas suas práticas; sobre a relação entre os valores e noções do campo do design na prática de desenvolvimento de objetos do vestuário.

Coordenadores:

Profª. Drª. Aline Monçores (UVA)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Deborah Christo (PUC-RIO)
Currículo Lattes

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GT 13: Modelagem, Construção e Estudos da Forma

Ementa:

O GT propõe discussões, reflexões, e análises sobre os temas de estudos da forma, como construção, desconstrução e técnicas de percepção; estudo de métodos e técnicas de modelagem do vestuário; história da modelagem e de seus métodos; concepção e expressão de conceitos e soluções formais por meio da modelagem; discussão de alternativas para a configuração formal dos produtos; reflexões sobre a modelagem integrada ao processo criativo; modelagem criativa; estudo da relação espaço-corpo no desenvolvimento dos produtos; estabelecimento de relações entre forma, estrutura e função dos produtos no desenvolvimento da modelagem; estratégias e recursos de construção para a materialização de produtos; experimentação de materiais e implicações técnicas, construtivas e ergonômicas na modelagem e construção dos produtos, segundo aspectos de adequação dimensional, conforto, vestibilidade e consumo de matéria prima; modelagem zero waste; técnicas de interpretação de modelos; inovação formal; tecnologias e inovações envolvidas nos processos de modelagem; investigações antropométricas; teorias e práticas no ensino da modelagem.

Coordenadores:

Profª. Drª. Patrícia de Mello Souza (UEL)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Isabel Cristina Italiano (EACH/USP)
Currículo Lattes

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GT 14: A Dimensão Estética da Moda: Aparência, arte e sensibilidade

Ementa:

Na contemporaneidade, observamos uma necessidade de exibição de uma aparência singularizada ao extremo. O desejo de modelar uma silhueta corporal singular revela novos valores e promove configurações diferenciadas das subjetividades e também da sociedade. Decerto, nossas roupas e adornos se revestem de dimensões lúdicas, simbólicas e emocionais que habitam nossos corpos. Esse intenso diálogo entre as vestimentas e o corpo, auxilia na constituição de personas que oferecem ao olhar diversos perfis de uma mesma pessoa no decorrer da existência. Nessa perspectiva, o GT se interessa por investigações que se debrucem sobre a poética performativa do esquema corporal, pelo entrelaçamento entre o corpo, a moda e a arte, evidenciando aspectos da criatividade e sensibilidade humanas, capazes de despertar sentimentos e emoções variadas, promovendo uma verdadeira experiência estética.

Coordenadores:

Profª. Drª. Beatriz Ferreira Pires (USP)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Renata Pitombo Cidreira (UFRB)
Currículo Lattes

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GT 15: Design, Moda e Tendências

Ementa:

O Grupo de Trabalho Design, Moda e Tendências tem como tema central de discussão pesquisas em moda e design tendo como foco as tendências de curto, médio e longo prazo. Por esse motivo, considera como objetos de estudo modos de investigação e metodologias voltadas para a identificação, classificação análise e previsão de cenários, sejam eles tecnológicos, estéticos, sócio-culturais. Como moda, considera hábitos de se trajar que estão às associadas a determinados padrões sócio-culturais, enquanto que por design entende a atividade projetual voltada para produtos e serviços relacionados ao setor de moda, vestuário e acessórios.

Coordenadores:

Profª. Drª. Taísa Vieira Sena (PUC-PR)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Virginia Souza de Carvalho Borges Kistmann (UFPR)
Currículo Lattes

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GT 16: Gestão e Negócios de Moda

Ementa:

Este GT se propõe a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, observando sua relação com o design de moda, design de vestuário, modelagem, marketing, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil e de Confecção. Mais do que uma análise voltada exclusivamente aos resultados financeiros, aos interesses do mercado e às técnicas vinculadas às estratégias de marketing dentro das empresas da indústria da moda, este GT visa também abrir um espaço para discutir a aparente dicotomia entre arte e mercado, entre processo criativo e processo produtivo, entre produto autoral e produção em escala, oposição tão propagada em todos os meios produtivos onde o produto desenvolvido pela indústria está associado à questão da criação. Desta forma, apesar deste GT focar na cadeia produtiva têxtil e de confecção, cabem também análises sobre outros objetos que apresentem esta relação de oposição, como, por exemplo, os objetos da indústria do carnaval e outros festejos, ou da indústria cinematográfica, de espetáculos, televisiva, teatral, etc., porém sempre voltado para as questões de gestão e negócios e para os objetos de vestuário, tendo em vista que entendemos vestuário como todas as peças que componham as formas vestíveis que interagem com o ser humano, ou seja, roupas, calçados, acessórios ou outros objetos que se enquadrem nesta definição. Cabem aqui também análises que investiguem a relação de empresas do mercado com a formação dos criadores. Como fundamentação teórica este GT prioriza fundamentações teóricas do campo da administração e marketing, mas também da sociologia e da filosofia, e do campo do design e da moda.

Coordenadores:

Profº. Drº. Flávio Glória Caminada Sabrá (IFRJ)
Currículo Lattes

Profª. Drª. Maya Marx Estarque (IED-Rio)
Currículo Lattes

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