Evento

O 14º Colóquio de Moda em sua 11ª edição Internacional é um congresso científico que congrega o 13º Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires e tem como evento paralelo o 5º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda . O evento tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações.

Com periodicidade anual, o Colóquio de Moda consolidou-se como o maior espaço de intercâmbio acadêmico-científico entre pesquisadores, líderes e membros de grupos de pesquisa, docentes e estudantes oriundos dos Programas de Pós-Graduação e dos cursos de Graduação do país nas áreas de Moda, Design, Artes, História, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração, Marketing, Publicidade e Jornalismo.

O Colóquio de Moda estimula e valoriza a diversidade cultural, a interdisciplinaridade e as possibilidades de ações transdisciplinares ao colocar em contato empresas e profissionais da área, além de acadêmicos de todo o país e, também, do exterior. O resultado gera interações acadêmico-científicas que ocorrem devido a convergência e o hibridismo entre as áreas e os campos de saberes que frequentam essa reunião científica, e que, somadas à mobilidade espacial (a cada edição o evento ocorre em um local diferente do país) promovem reflexões, questionamentos, integração e relações entre as várias formas de abordagem, de estudos e pesquisas em Moda.

A programação do Colóquio de Moda inclui: minicursos e oficinas; conferências nacionais e internacionais; mesas temáticas desenvolvidas sob as perspectivas: Modos de Pensar e Modos de Fazer fomentadas por palestrantes convidados e mediadores; e apresentações de trabalhos nas sessões de GTs e no Congresso de Iniciação Científica, cujos artigos tenham sido devidamente aprovados pela Comissão Científica do Congresso. Ainda contamos com a realização de exposições, mostras de produtos locais, circuito cultural e o circuito de moda regional.

Também são realizadas duas premiações anuais de caráter acadêmico-científico: 1. Prêmio Gilda de Mello e Souza que ocorre com a publicação dos melhores artigos apresentados nos GTs. Eles são ampliados e avaliados com posterior publicação no periódico científico Revista Dobras em formato impresso e digital; 2. Prêmio IC em Design e Moda que ocorre com a publicação dos melhores pôsteres apresentados na Revista Dobrinhas. Em ambas as premiações os melhores colocados recebem como prêmio, além da publicação, coleções de livros publicados pelas principais editoras da área e um certificado de premiação.

Os Minicursos, os Gts (Grupos de Trabalho) e as Mesas Temáticas são constituídos a partir de edital próprio destinado a todos os associados da Abepem (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda) e selecionados pelo comitê científico desta associação.

O histórico do Colóquio

1º Colóquio de Moda

2005 – 1º Colóquio de Moda 
Ribeirão Preto/SP

14 a 16 de setembro de 2005
Sediado pelo Centro Universitário Moura Lacerda (http://www.portalmouralacerda.com.br/)

O primeiro Colóquio Nacional de Moda foi sediado pelo Centro Universitário Moura Lacerda, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Contou com a participação de 16 instituições de ensino e pesquisa, integrando pesquisadores de nove estados brasileiros. Nos três dias de encontro (manhã e tarde), foram apresentados 77 trabalhos selecionados por um Comitê Científico interestadual.

Anais

[Fechar]
2º Colóquio de Moda

2006 – 2º Colóquio de Moda
Salvador/BA

04 a 07 de outubro de 2006
Sediado pela UNIFACS  (http://www.unifacs.br/main/capa/default.aspx)

A segunda edição do Colóquio de Moda foi sediada pela UNIFACS, na cidade de Salvador. Contou com a participação de 23 instituições de ensino superior em moda no Brasil. Nos dias de encontro (manhã e tarde), foram apresentados 154 trabalhos selecionados por um Comitê Científico interestadual.

Anais

[Fechar]
3º Colóquio de Moda

2007 – 3º  Colóquio de Moda
Minas Gerais/BH

02 a 05 de outubro de 2007
Sediado pela CIMO

A terceira edição do Colóquio de Moda ocorreu em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte e foi recepcionado pela CIMO. Contou com a participação de 40 instituições de ensino superior em moda no Brasil apresentação de 160 trabalhos selecionados por um Comitê Científico interestadual.

Anais

[Fechar]
4º Colóquio de Moda

2008 – 4º Colóquio de Moda
1ª edição internacional
Novo Hamburgo/RS

29 de setembro a 02 de outubro de 2008
Sediado pela FEEVALE http://www.feevale.br/home/

A FEEVALE sediou a quarta edição do evento. Contou com a participação de 40 instituições de ensino superior em moda no Brasil.Foram apresentado mais de 200 trabalhos selecionados com um número de inscritos superior a 1000 participantes. Contou coma a presença de palestrantes da área de calçado e malharia, setores referência da região Sul.

Com participação de Palestrantes Internacionais bem como de público inscrito de outras nacionalidades, tratou-se da 1ª Edição Internacional do evento.

Representantes das Instituições de Ensino Superior em Moda do Rio Grande do Sul como a UCS, Ufrgs, UniRitter e UCPEL, compuseram, à convite do curso de Design de Moda e Tecnologia da FEEVALE, a Comissão Local, proporcionando, assim, a integração das escolas da região.

Anais

[Fechar]
5º Colóquio de Moda

2009 – 5º Colóquio de Moda
2ª edição internacional
Recife/PE

27 a 30 de setembro de 2009
Sediado pela Faculdade Boa Viagem http://www.fbv.br/

A 5ª edição foi sediada pela Faculdade Boa Viagem na cidade do Recife. Foram selecionados 270 trabalhos para presentação, discutidos em 13 Grupos de Trabalhos (GTs) distintos. Além da presença constante das escolas de moda do Brasil, essa edição inaugurou uma importante e ativa participação de professores e pesquisadores da América Latina, especificamente, Eva Medalla, jornalista do Bussiness News América – Chile; Maria Inês Strasser, diretora do Instituto Strasser – Uruguai; Soledad Hernández, da Universidad Católica do Uruguai; e Julián Posada da Colegiatura Colombiana de Medellín.

Anais

[Fechar]
6º Colóquio de Moda

2010 – 6º Colóquio de Moda
3ª edição internacional
São Paulo – SP

12 a 15 de setembro de 2010
Sediado pela Universidade Anhembi Morumbi  (www.anhembi.br)

A 6ª edição do Colóquio de Moda foi sediada na cidade de São Paulo na Universidade Anhembi Morumbi. Foram selecionados 294 trabalhos a serem discutidos em 15 GTs distintos. O público inscrito foi de 978 pessoas. Além da importante e efetiva participação de instituições de ensino de todo o país contamos com a presença de diversos pesquisadores representantes de escolas ou eventos científicos internacionais. Andrea Saltzman – UBA, Danilo Canizares – IXEL Moda – Colômbia, Mário Mattos Ribeiro e Inês Simões – Universidade Técnica de Lisboa, Enrico Cietta – Università Cattolica del Sacro Cuore, Nanni Strada – Domus Academy ·e Chiara Colombi – Politécnico de Milão.

Apoiamos e divulgamos o trabalho realizado pelo Instituto Alana – www.alana.org.br. Consolidamos uma parceria de pesquisa e colaboração com o Congresso de Moda Latino Americano IXEL da Colômbia http://www.ixelmoda.com

O evento contou com o apoio da FAPESP – Fundação do Amparo a Pesquisa para o Estado de São Paulo e passou neste ano a ser dirigido pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda – ABEPEM.

Anais

[Fechar]
7º Colóquio de Moda

2011 – 7º Colóquio de Moda
4ª edição internacional
Maringá/ Paraná

11 a 14 de setembro de 2011
Promoção: REDE Moda – Rede de Ensino Superior do Estado do Paraná que reúne 05 Instituições de Ensino Superior: CESUMAR, UNIPAR, UTFPR, UEM e UEL.
Sediado pelo CESUMAR (http://www.cesumar.br  )

A 7ª edição do Colóquio de Moda foi sediada na cidade de Maringá na Universidade Cesumar.  Foram selecionados 269  trabalhos a serem discutidos em 18 GTs distintos. O público inscrito foi de 941 pessoas.

Além da importante e efetiva participação de instituições de ensino de todo o país contamos com a presença de diversos pesquisadores representantes de escolas ou eventos científicos internacionais. Ana Cristina Broega da Universidade do Minho – Portugal, Margarida Amaro, Universidade de Lisboa, Alessandra Vaccari da Universidade de Veneza, Silvia Franceschini editora da revista Abitare – Itália, Milão, Roberto Galiasi, Politécnico de Milão.

Consolidamos uma parceria de pesquisa e colaboração com o Congresso de Moda Latino Americano IXEL da Colômbia http://www.ixelmoda.com e realizamos a parceria com a Universidade do Minho para a realização do I Congresso Internacional de Moda e Design (CIMODE) que será realizado na cidade de Guimarães em Portugal na sua primeira edição http://www.design.uminho.pt/cimode/pt-PT/

O evento contou com o apoio do SEBRAE Paraná.

Foi desenvolvido, pela Rede Moda, nova logotipia para o evento bem como ABEPEM.

Anais

[Fechar]
8º Colóquio de Moda

2012 – 8º Colóquio de Moda
5ª edição internacional
Rio de Janeiro – RJ

17 a 20 de setembro de 2012
Sediada pelo SENAI/CETIQT

A 8ª edição do Colóquio de Moda foi sediada pelo SENAI/CETIQT na cidade do Rio de Janeiro. Foram inscritos 372 trabalhos dos quais 293 foram aprovados para apresentação em 10 GTs, Comunicação Oral ou pôster.  Tivemos 917 inscrições de ouvintes. As inscrições para minicursos, professores e escolas convidadas contabiliza um total de mais de 1300 participantes.

Vale destacar a importância da mesa de abertura do evento na qual estiveram representadas as seguintes associações: ABEPEM, SENAI/CETIQT, ABIT, ATTT, ABEST.

Anais

[Fechar]
9º Colóquio de Moda

2013 – 9º Colóquio de Moda
6ª edição internacional

07 a 11 de setembro de 2013
Sediada pela Universidade Federal do Ceará – UFC

A 9ª edição do Colóquio de Moda foi sediada pela Universidade do Ceará, inaugurando o novo prédio do Instituto de Cultura e Arte – ICA, na cidade de Fortaleza – Ceará. Foram inscritos 364 trabalhos, dos quais 292 aprovados para apresentação em 10 GTs, 8 Eixos de Comunicação Oral ou Pôsters. Foram 1.069 inscrições, somadas às presenças dos convidados, convidados das instituições patrocinadoras e apoiadoras o que soma mais de 1.300 participantes.

Esta edição apresentou importantes destaques: No primeiro dia homenageou Espedito Seleiro, um dos maiores artesãos de couro do Nordeste. Inovou com a premiação dos melhores trabalhos de cada Grupo de Trabalho, que serão publicados, juntamente ao prêmio de artigo inovação apresentado em Comunicação Oral, em edição especial, apoiada pela CAPES, da revista dObra[s]. Também destacou os melhores trabalhos apresentados no formato pôster, premiando os estudantes com livros na área da moda.

Foram lançados 6 livros de interesse para a área na livraria Cultura e o Body Scan (pesquisa do Senai Cetiqt ) fez pelo segundo ano consecutivo medições in loco durante o evento.nai

Por fim, vale destacar que trouxemos ao Brasil quatro importantes pesquisadores estrangeiros: Francesco Morace, sociólogo, escritor e jornalista, para a abertura do Fórum das Escolas de Moda: Comportamento Jovem Contemporâneo e a Educação”;

Para a conferencia de encerramento: Pâmela Church-Gibson, que proferiu palestra sobre o tema “Moda na Era da cultura das celebridades: desafios, mudanças e um ‘Alternative System’. A Profa. Alessandra Vaccari, da Universidade IUAV de Veneza,  ministrou a oficina “Memória e História, pesquisas e processos em arquivos; e Isabela Pezzini, da Universidade Sapienza, de Roma, palestrante da mesa “Interações entre corpo, moda e contemporaneidade”.

Anais

[Fechar]
10º Colóquio de Moda

Histórico do 10º Colóquio de Moda realizado na Universidade de Caxias do Sul, 2014.

O 10º Colóquio de Moda ocorreu no período de 30 de agosto a 03 de setembro no  Campus 8, Cidade das Artes, em promoção conjunta ABEPEM eCurso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul.

O Colóquio teve a participação de 800 pessoas; representação de 18 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Bahia, Pará, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte,Piauí, Pernambuco, Paraíba. E,  ainda,  a representação internacional dos países: China, Espanha, Bélgica, Portugal e Angola.Mais de 40 cursos superiores de Design de Moda marcaram presença no evento.

A integração do 10º Colóquio, o 9º Fórum das Escolas e o 1ºCongresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda registrou: a apresentação 231 artigos acadêmicos, em sessões paralelas; a mostra de 51 pôsteres de Iniciação Científica;a realização de 8 minicursos com o total de 246 participantes; o lançamento e sessão de autógrafos de 10 livros sobre a temática. Como valor residual destaca-se: a publicação digital dos artigos e pôsteres em anais no site do colóquio;  a publicação dos melhores artigos dos Grupos de Trabalho na revista DOBRAS, em edição especial em 2015.

A conferência de abertura foi com Oscar Metsavaht, diretor de estilo criação da marca Osklen; a de encerramento, com Christine Tsui, historiadora de moda chinesa, da HKU – Faculdade de Ciências Sociais de Hong Kong e pesquisadora convidada na Parson’s, NYC,em 2014. Palestraram também a belga Karen Van Godtsenhoven, responsável pela curadoria de exposições do MoMu, Museu de Moda da Província da Antuérpia e  Elena Salcedo, professora e pesquisadora do Instituto Europeu de Design, Barcelona, e autora do livro Moda ética para um futuro sustentável.

A pesquisa de satisfação dos participantes apresentou resultado  “altamente positivo” nos itens:  programação; temas abordados; palestrantes, sendo que a soma das avaliações  “ótimo e bom” atingiu: 91%, 98% e 98% respectivamente.
O 10º Colóquio de Moda foi muito positivo para a consolidação dos seus objetivos: inserção do Brasil no cenário mundial da pesquisa na área da moda e design; ampliação das discussões sobre produção, tecnologia, inovação, bem como,  formação acadêmico-profissional na área da moda;envolvimento nacional e internacional dos estudiosos na área; disseminação e divulgação dos estudos e pesquisa em desenvolvimento nos cursos de moda do país.

Profa. Dra. Ana Mery Sehbe De Carli
Presidente do 10º Colóquio de Moda
Universidade de Caxias do Sul

Anais

[Fechar]
11º Colóquio de Moda

 

Anais

[Fechar]
12º Colóquio de Moda

Anais

[Fechar]
13º Colóquio de Moda

Anais

[Fechar]

Os comentários estão encerrados.